Como criar uma página de mangá:

Existem várias etapas, dentre as quais eu uso, e acredito que vocês podem ver como consigo colocar bastantes páginas online dos meus mangás ^^
Vou ter que infelizmente deixar o post sem ilustrações, mas tanto faz.
Vamos lá:

1ª parte: Roteiro
Óbvio que você precisa do roteiro para se ter uma página, porque criar o roteiro na hora não dá muito certo não :happy:
Escreva-o como se você estivesse escrevendo uma história de um livro, incluindo as ações e as falas dos personagens, desde atos simples como virar-se ou fazer cara de dor de barriga
Logo após ter um roteiro, separe-o em quadrinhos. O recomendável para páginas comuns é de 4 a 7 quadros. Páginas de ação e revelações devem ter de 1 a 3 quadros, para dar mais destaque. Acima de 8 quadros a página fica muito cheia de informação, sem contar que os desenhos quase não são notados.
Cada quadro pode ter em média duas falas, até 3, mas em casos de algo cômico ou discussões.
O legal é você definir antes pra que vai servir o capítulo. Se for pro personagem se transformar em alguma coisa, deixe isso para as páginas finais, deixando assim o suspense pro próximo cap.
Esse processo leva em torno de uma hora, por parte de roteiro e divisão em quadrinhos

2ª parte: Desenho
Com a página teoricamente preparada, basta desenhar ^^
Use sempre uma régua para fazer os quadrinhos. tente fazer o mais retos possíveis, pois isso vai ajudar muito na hora da edição.
Os espaçamentos entre quadrinhos verticais (direita/esquerda) devem ser menores que os horizontais (baixo/cima).
Eu já usei 0,5 cm pros verticais e 1,5 cm pro horizontais, porém ocupavam muito espaço da página, então agora eu uso 0,3 cm pros verticais e 1,0 cm pros horizontais
Deixo 1 cm o espaço das bordas da folha.
Quanto aos desenhos fica a estilo de cada desenhista. A única recomendação que eu dou é cuidado com as proporções do corpo. A cabeça não pode sair achatada, estilo Fido Dido, e sim com o "caco" que todas tem.
Os corpos que eu desenho tem o tamanho de 6 cabeças. Delimite qual vai ser o espaço que o personagem vai ocupar, calcule com a régua o tamanho e divida por seis (o resultado vai ser o tamanho da cabeça, mas isso só vale pra quando desenhar o corpo inteiro)
Eu faço os quadrinhos a lápis, pois como vou corrigi-los no pc para que fiquem retinhos, eu não preciso gastar tinta
Os esboços eu faço a lápis bem fraquinho, depois eu passo uma caneta de tinta por cima das linhas dos desenhos. Eu não uso mais caneta esferográfica (bic) e caneta de gel, pelo fato das duas terem a bolinha na ponta, o que faz quase sempre ela falhar, por estar passando por cima do lápis.
A caneta que eu uso é a STAEDTLER TRIPLUS FINELINER. A vantagem dela é que ela tem uma espécie de pincel duro na ponta ao invés de uma esfera metálica (ela não falha). É uma caneta facilmente encontrada em livrarias, e seu preço varia de 4 a 6 reais. É um bom investimento, sabendo usar bem, ela pode durar mais de 50 páginas! :yikes: Veja a imagem dela aí ao lado.
Eu não preencho mais as partes pretas manualmente, pois gasta muita tinta desnecessariamente. Deixo para fazer isso no pc.
Por exemplo: no meu manga, Spalding, Xicor usa uma calça preta. Óbvio que eu não vou pintar sempre a calça de preta e gastar minha tinta a toa, então eu a deixo em branco por dentro,e preencho no GIMP.
Balões: Procure fazer os balões redondos, e só faça os balões depois que desenhou a cena, mas cuidado pra não cortar uma cabeça.
Depois que você consegue pegar bem a manha, pode desenhar até 5 páginas por dia! (isso se você não fizer mais nada, é claro)

3ª Parte: Edição
A parte mais demorada pra alguns, mas mais chata para mim…
Primeiro eu escaneio a página, e na hora de escanear, eu uso a opção em tons de cinza
Depois eu crio uma imagem em branco com o Gimp, com o tamanho de 710 x 1000
Então eu passo a página escaneada pro Gimp, a redimensiono para que caiba no espaço
Logo após, eu crio uma nova camada e crio os quadrinhos. Cuido muito as posições X,Y que aparecem no canto inferior esquerdo do GIMP para que fiquem retinhos
Então eu seleciono a camada original, vou em cores > brilho e contraste, e uso Brilho -40 e contraste 60, para que o que era pra ser preto, que na hora de scanear sai meio cinza, virar preto.
Preencho os miolos das partes pretas que eu já expliquei, corrijo alguma coisa que eu deixei marcada pra correção no pc, apago as linhas dos quadrinhos originais (a lápis), e passo as falas, corrigindo alguma coisa de ultima hora, se for preciso.
Então ponho as onomatopeias, as vezes ponho os degradês, e depois as linhas de ação, que faço numa camada separada
Feito tudo isso, basta eu por o logo pré-feito do spalding e salvo a página em .jpg com qualidade em 75%, para que a leitura online seja rápida.
Pronto! É só upar na net
Esse processo no começo leva uns 70 minutos, mas depois que você pega a manha, leva uns 30 minutos

25 Replies to “Como criar uma página de mangá:”

  1. Originally posted by bean-gt:Eu já usei 0,5 cm pros verticais e 1,5 cm pro horizontais, porém ocupavam muito espaço da página, então agora eu uso 0,4 cm pros verticais e 1,0 cm pros horizontaisAtualmente eu uso 0,3 ou 0,2 nas divisões de verticais, e 0,5 para as de horizontais.

  2. Email;[email protected] writes:To criando um manga e queria umas dicas vcs podem me ajudar entrando no meu email tbem podemos trocar ideias sobre nossas historias vlw quem posta e Jackson e o nome da minha historia e STALKING FUTURE q ganhou o concurso d desenho do anime soul da minha cidade Palmar-TO!

  3. Ana Paula Rinaldi writes:Olá,eu também estou criando um mangá e gostaria muito de receber algumas dicas,principalmente de como usar o The Gimp,sei desenhar mas o meu problema maior é na parte da edição.Meu email é: [email protected] sou de Porto Velho-RO

  4. Originally posted by anonymous:Queria saber se no lugar da caneta gel e posso usar canetinha!!!somente para preenchimentos ^^mas cuidado pra não borrar pra fora do desenho com ela- o post foi atualizado

  5. eu acho chato a parte dos quadros, eu em irrito com isso, se eu for desenhar um mangá, eles vão ser impressos no paint

  6. Rafael C writes:oi Bean,vi o seu trabalho e achei muito legal,eu também tenho meu mangá que graças a você não esta´uma me#@!queria saber se da para você participar da produção do mangá?o mangá eh sobre o dragon ball e está em andamentoMangá:Dragon Ball Ultimate AgeBlog:http://dragonballuaoficial.blogspot.com/entra lá e pensa se quer me ajudar!por falar em mangá,eu leio muito os mangás de Dragon Ball AF Brasil!valeu e pense bem!

  7. wesley writes:Cara e eu li todo o seu post, entendi as coisas, mas simceramente, nao acho tão fácil assim, pois aqui no Brasil, pouca gente tem paciência e força de vontade para fazer, então se eu me empenhar, EU CONSEGUIREI!!! Pensar assim, pra mim, é o 1º passo, e o 2º é sempre estar estudando as coisas e revendo, enfim dando o melhor de sí, se esforçando muito. Depois, é só caprichar e corrigir, fazer do seu geito, bem é isso!!!>>>Estou fazendo um Mangá, e quero que por favor, me add no msn, se ler isso é claro, acho q podemos ser bons amigos, se vc sabe tanto assim de Mangás! Então cara, espero vc no msn, too loko pra falar contigo!!!— [email protected]

  8. Anônimo writes:sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  9. Anônimo writes:Cara, mal que me pergunte, mas que tamanho doe folha você usa para fazer os desenhos?Eu fiz um mangá inteiro em papel canson A4 , mas sempre achei muito pequeno, não tinha espaço pra fazer os detalhes!

  10. Pois é, eu uso um A4 grosso também, e realmente fica bem ruim pra detalhar.De acordo com o que eu li em uns desses extras que vem nos mangas comercializados da panini, Kishimoto usava folhas A3 (dá o tamanho de 2 A4). É uma boa opção, deve estar uns 15 centavos a folha. O problema é escanear u.u

  11. hudson writes:grafite é bom para usar no desenho responda,o que eu mas quero é fazer um gibi com bons personagens valeu eu ve vários videos na net mas não fica bom da umas dicas

  12. Sem dúvida, mas não um lápis de marca boa simplesmente, mas um lápis que você ache bom dentre todos os outros. Ache o seu Lápis-Mestre!! Ò.Ó

  13. Originally posted by caiozet:mas não um lápis de marca boa simplesmente, mas um lápis que você ache bom dentre todos os outros.Os quais geralmente são de marca boa.Originally posted by caiozet:Ache o seu Lápis-Mestre!! Ò.ÓNão! Meu lápis não pode mandar em mim!!

  14. Originally posted by bean-gt:Os quais geralmente são de marca boa.Indeed.Originally posted by bean-gt:Não! Meu lápis não pode mandar em mim!!o.O Por isso eu disse “Ache o”, e com “Lápis-Mestre” quis dizer, o seu lápis principal, não o seu mestre. O.o Mas se prefere assim, você manda no seu lápis!! Acho que nunca vi um lápis mandar em um humano antes!!

  15. Originally posted by bean-gt:Sim, mas isso seriam lápis normais, não um Lápis-Mestre! Eu realmente estou com medo agora, e se algum dia eu encontrar um lápis assim? Eu o compraria ou o deixaria para comandar alguma outra pessoa que o compre e consequentemente caminhar em rumo da dominação do mundo artístico?!Eu compraria ele, e depois o atiraria no mar, e que o destino dele o guie.Originally posted by bean-gt:Céus, que preocupante. Sinto que seria como quando eu encontrei o Latios, um pokémon lendário, na hora mais inoportuna possível!Eu tinha acabado de quebrar o selo dos Regi’s e estava com um Relicanth lvl 20 (necessário para a quebra do selo) em primeiro no time!! Aquilo foi horrível!! Eu não podia atacar que ele fugia antes, e aquele pokemon não tinha nenhum ataque que prestasse!! Ultra-bolas não funcionavam! E ele fugia logo em seguida!! E eu tinha colocado o save state no ‘anúncio’ da luta! Era uma situação em que nenhum treinador gostaria de estar!!!Eu tive que deixá-lo fugir… com água nos olhos. Eu nunca mais poderei vê-lo novamente. snif.Que história triste! 😥 Me lembra quando eu perdia o Pikachu, que era um dos Pokémons mais raros nos primeiros jogos.

  16. Originally posted by caiozet:Mas se prefere assim, você manda no seu lápis!! Acho que nunca vi um lápis mandar em um humano antes!!Sim, mas isso seriam lápis normais, não um Lápis-Mestre! Eu realmente estou com medo agora, e se algum dia eu encontrar um lápis assim? Eu o compraria ou o deixaria para comandar alguma outra pessoa que o compre e consequentemente caminhar em rumo da dominação do mundo artístico?!Céus, que preocupante. Sinto que seria como quando eu encontrei o Latios, um pokémon lendário, na hora mais inoportuna possível!Eu tinha acabado de quebrar o selo dos Regi’s e estava com um Relicanth lvl 20 (necessário para a quebra do selo) em primeiro no time!! Aquilo foi horrível!! Eu não podia atacar que ele fugia antes, e aquele pokemon não tinha nenhum ataque que prestasse!! Ultra-bolas não funcionavam! E ele fugia logo em seguida!! E eu tinha colocado o save state no ‘anúncio’ da luta! Era uma situação em que nenhum treinador gostaria de estar!!!Eu tive que deixá-lo fugir… com água nos olhos. Eu nunca mais poderei vê-lo novamente. snif.

  17. Originally posted by caiozet:Eu compraria ele, e depois o atiraria no mar, e que o destino dele o guie.Mas e se você não conseguisse conter os comandos dele? Se ele conseguisse mandar em você antes que você o fizesse?! Como o Frodo em Senhor dos Anéis!!! (?!)Originally posted by NICOLASSOUZA:Que história triste! Me lembra quando eu perdia o Pikachu, que era um dos Pokémons mais raros nos primeiros jogos.Sim, eu compreendo que você compreenda a minha dor. Mas o pikachu é apenas um pokemón raro, não um lendário!! Céus!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *